Olá, pessoal!

Estou aqui, junto com a equipe da Rede Anísio Teixeira, no intuito de trazer dicas para incentivar estudantes e professores(as) a utilizar tecnologias educacionais livres em sala de aula, e fora dela também. Atuamos nas redes sociais como Facebook, Twitter, YouTube e na Rede Social da Educação.

Neste blog, compartilhamos conteúdos educacionais e realizamos publicações diárias com assuntos direcionados à comunidade escolar, divididos em temas transversais e áreas do conhecimento, além de notícias relacionadas à educação e ao cenário cultural da Bahia e do Brasil.

Tendo como foco a interação com o público não apenas através de nossos canais na web, mas também com a participação de nossos(as) colaboradores(as) em eventos socioculturais, o Professor Web realiza nas escolas as “Caravanas Digitais”, visitando as unidades escolares do Estado da Bahia para divulgar os frutos do nosso trabalho e conhecer as novidades produzidas por professores(as) e estudantes, tudo isso com muita alegria e descontração.

Então, conheçam um pouco mais de perto a principal mídia que utilizamos para fomentar o uso e apropriação das tecnologias educacionais, construída em uma plataforma livre (WordPress). Por meio de produções textuais, imagens, áudios, vídeos e 3D, entre outros recursos, acreditamos que é possível somar conhecimentos, com a valorização e o fortalecimento dessa rede colaborativa que se forma a partir da interação com vocês, comunidade escolar baiana.

Na parte principal do blog, vocês conferem publicações diárias, com assuntos direcionados à comunidade escolar, divididos em diversas categorias, inclusive temas transversais e áreas do conhecimento.

Informações relacionadas à educação e ao cenário cultural do nosso Estado, bem como do Brasil, são publicadas neste espaço.

Conteúdos interdisciplinares e voltados para o currículo escolar, distribuídos de maneira organizada e de fácil acesso, o que torna prática a navegação no blog.

Esta seção está subdividida em: Ciências da Natureza, Humanas, Linguagens e códigos e Matemática, Temas Transversais

São conteúdos que dialogam com assuntos pertinentes para a sociedade para que sejam compreendidas questões voltadas para a ética, cidadania, meio ambiente, igualdade de direitos, dignidade, valores sociais e pluralidade cultural, sendo contemplado no blog para que o leitor tenha uma visão ampla e contextualizada desses assuntos. Os temas contemplados nessa categoria, está dividido em: Histórias e Cultura Africana, História e Cultura Indígena, Educação Ambiental, Educação Especial, Ética e Cidadania, Gênero e Sexualidade,Saúde, Pluralidade Cultural, Trabalho e consumo.

O Cine PW aborda filmes, documentários, curtas e longa-metragens com fatos históricos e da atualidade, com o propósito de apresentar novos olhares sobre o mundo, estimulando estudantes e professores a analisar e perceber elementos para debate.

O Radiola PW traz um debate a partir de músicas. É um conteúdo que interage com discussões do currículo e serve como sugestão para tornar as aulas mais interativas.

Aprendizado e ludicidade, esses são os nossos objetivos com os jogos e desafios. Por meio de jogos, propomos interação e entretenimento, visando que a prática pedagógica torne-se mais dinâmica e de fácil assimilação.

Nesta categoria apresentamos as tecnologias livres voltadas para a produção educacional, com a intenção que professores e estudantes saibam manusear as ferramentas livres utilizando softwares como Gimp, Blender e Kdenlive.

Aqui vocês encontram mais informações sobre mim, a equipe e os objetivos deste blog. Disponibilizamos também as Imagens das campanhas do Professor Web, dos momentos marcantes, homenagens e fatos históricos. De tudo eu já vivenciei um pouco e no álbum vocês encontram os registros dessas aventuras. O Diário tem como foco a interação com o público, não apenas através de nossos canais na web, mas também com a participação de nossos(as) colaboradores(as) em eventos culturais, entre outros.

Aqui vocês também conhecem o Rap do Professor Web, que foi criado em parceria com estudantes da rede pública de ensino.Por meio dele buscamos levar uma mensagem de conscientização e colaboração, bem como mostrar que é possível, através da rede mundial de computadores, mudar a realidade educacional, utilizando os recursos que esta nos oferece. Ah! A letra está disponível para tod@s que desejem criar uma versão, fiquem à vontade. Assim como fizeram os(as)estudantes do Colégio Estadual Helena Celestino Magalhães, confiram aqui.

Rap: Cliquem aqui!

Com objetivo de facilitar a nossa interação, reservamos este espaço para que vocês, leitores(as) possam informar, sugerir, criticar, compartilhar conosco as suas experiências, criações e produções textuais. Confiram aqui!