Espaço pedagógico multidisciplinar criado para que estudantes e professores possam acessar, compartilhar e construir conhecimentos por meio das novas tecnologias da informação e da comunicação. O Ambiente Educacional Web está com uma nova versão adaptada para dispositivos móveis e, em breve, contará com um acervo de Conteúdos Digitais proveniente da produção de todos os projetos estruturantes da Secretaria e do Instituto Anísio Teixeira.

O Ambiente Educacional Web é uma plataforma educacional mantida e gerida pelo Programa de Difusão de Mídias e Tecnologias Educacionais Livres da Rede Pública Estadual de Ensino, Rede Anísio Teixeira.

O projeto de concepção do AEW foi realizado pelo IAT - Instituto Anísio Teixeira em parceria com UNEB - Universidade do Estado da Bahia no ano de 2007. O projeto foi selecionado e financiado pela FAPESB - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado da Bahia e começou a ser desenvolvido no ano de 2008, por meio de uma cooperação técnica com o Núcleo de Inovação do SENAI-BA. Em abril de 2010, é datado o lançado oficial juntamente com o novo portal da Secretaria da Educação e, em 2011, passou a ser gerido pela Rede Anísio Teixeira (para saber mais sobre a Rede Anísio Teixeira clique aqui).

O Ambiente Educacional Web é constituído pelas seguintes seções:

  • Conteúdos digitais registrados em licenças livres, produzidos, pesquisados e catalogados pelos Educadores da Rede Anísio Teixeira e dos Projetos Estruturantes. Os conteúdos estão organizados por modalidades de ensino, componentes curriculares, áreas do conhecimento e temas transversais: sequências didáticas, animações, simulações, jogos, vídeos, áudios, aulas, imagens e textos das mais variadas disciplinas, acompanhados por documentos de orientação pedagógica.

  • As produções da TV Anísio Teixeira abordam conteúdos curriculares e temas transversais de uma forma lúdica e interdisciplinar, e possuem o diferencial de relacionar estes conteúdos com o cotidiano das escolas baianas e das suas comunidades, suas histórias e suas culturas. A concepção, criação e produção das peças audiovisuais educacionais fazem parte de um processo de formação contínuo no qual os professores são motivados a compreender, criar e experimentar novos processos educacionais, utilizando a linguagem audiovisual.

  • O Ensino Médio com Intermediação Tecnológica, é uma oferta estruturante da Secretaria da Educação da Bahia que faz uso de uma rede de serviços de comunicação multimídia que integra dados, voz e imagem, se constituindo em uma alternativa pedagógica para atender a jovens e adultos que, prioritariamente, moram em localidades distantes (ou de difícil acesso) em relação a centros de ensino e aprendizagem onde não há oferta do Ensino Médio, além de atender a localidades que tenham deficiência em profissionais com formação especifica em determinadas áreas de ensino.

  • Produção de conteúdos, elaborados e estabelecidos com base nos princípios do uso pedagógico, tecnológico, lúdico e interdisciplinar. As postagens, além de informativas, utilizam uma linguagem apropriada para a comunidade escolar, de fácil acesso ao estudante e ao professor, e estão classificadas por área de conhecimento e temas transversais.

  • Sites desenvolvidos por instituições parceiras que disponibilizam Conteúdos Digitais Educacionais Livres das mais variadas áreas de conhecimento e temas transversais.

  • Softwares livres e ambientes digitais pedagógicos de aplicação específica para a produção de conteúdos digitais educacionais e de colaboração.