Publicado em 17 de fevereiro de 2017 às 8:52 AM por EMITEC - Ensino Médio com Intermediação Tecnológica
(177) (19) (0)
Código de barras QR
Denunciar
Incorporar

CONTEÚDO(S): As Várias Faces Do Esporte - Par. 1. OBJETIVO(S): Identificar os aspectos históricos, conceituais e filosóficos do lazer, do esporte, da luta, dos ritmos e movimentos, do jogo e da capoeira e suas dimensões, como elementos socioculturais; Discutir as influências da mídia no lazer, no esporte, na luta, nos ritmos e movimentos, no jogo e na capoeira, analisando as suas relações com a sociedade, a cultura local e a regional; Vivenciar as múltiplas possibilidades do lazer, do esporte, da capoeira e suas dimensões, da luta, do jogo, dos ritmos e movimentos, buscando ampliar a compreensão da diversidade sociocultural, étnicoracial, de gênero e sexualidade e da inclusão de estudantes com necessidades especiais e de suas práticas no mundo contemporâneo. Este tema está dividido em duas partes. Nesta primeira etapa abordaremos o princípio do surgimento do esporte, desde a sua concepção de jogo, passando pela sua chegada e permanência na escola como aparelho ideológico, onde era utilizado como forma de propaganda de governo e exemplo de obediência e controle, finalizando, tratando o esporte como produto de consumo. Discutiremos o processo evolutivo do esporte e as sua implicações na sociedade moderna, as interações com o desenvolvimento do capitalismo e a divisão do trabalho. Observaremos as funções do esporte no início do século XIX: Elite – o esporte distraía seus filhos, que ocupavam o tempo somente com o estudo. Trabalhadores – os chamados jogos populares estavam ligados às suas raízes culturais.

  • Ensino Médio
  • Educação Física
  • Linguagens e seus códigos
  • 2ª Série

Artur Pinho, Cássio Laranjeira, Claudete Souza, Cristina Santos, Mariolinda Servilho

EMITEC - Ensino Médio com Intermediação Tecnológica

13 de fevereiro de 2017

Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND

0 comentário(s)