Publicado em 16 de março de 2017 às 5:51 AM por EMITEC - Ensino Médio com Intermediação Tecnológica
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CONTEÚDO(S): Processo de compreensão Crítica do Mundo Contemporâneo. OBJETIVO(S): Compreender que a atitude filosófica não está limitada a uma discussão conceitual, mas, de muitos modos encontra-se inserida no estranhamento da prática cotidiana dos indivíduos em sua sociedade; Discutir a importância do conhecimento filosófico no processo de compreensão crítica do mundo contemporâneo; Saber como estão organizados cronologicamente os períodos da história ocidental para uma melhor compreensão da divisão dos períodos que compõem a história da filosofia. Considerando que a Filosofia é importante na vida de todo ser humano, já que a todo momento somos chamados a tomar atitudes que exigem cuidados e coragem, propomos na presente aula um diálogo sobre como ela tem interferido na vida dos estudantes ao longo dos últimos anos e o que eles pensam dela hoje. A própria vida com suas surpresas exige que filosofemos. Se temos a oportunidade de oferecer a nossos alunos uma formação de nível médio que desenvolvam o filosofar, por que motivos não o faríamos? Usando uma paráfrase de um poema de Fernando Pessoa, feita por Angélica Sátiro (2001: p. 32) defendemos um currículo de Filosofia para o Ensino Médio brasileiro que atente para as diversas dimensões do ser humano, para a importância do legado filosófico da tradição ocidental e para o exercício do diálogo como médio operador de entendimento, pois filosofar é preciso, viver é (im)preciso. Prosseguiremos ressaltando os principais aspectos abordados nas aulas de filosofia nos anos anteriores, apresentaremos a proposta de curso para o ano letivo e apresentaremos uma proposta de atividade que deverá ser realizada ao longo do ano letivo.

  • Ensino Médio
  • Filosofia
  • Humanas
  • 3º Ano

César Menezes, Hamilton Queiroz, Margareth Coelho

EMITEC - Ensino Médio com Intermediação Tecnológica

7 de fevereiro de 2017

Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND

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