Publicado em 19 de julho de 2016 às 3:07 AM por EMITEC - Ensino Médio com Intermediação Tecnológica
(226) (54) (0)
Código de barras QR
Denunciar
Incorporar

CONTEÚDO: Os Filósofos da Natureza-I. OBJETIVOS: Discutir problemas de origem, identidade e historicidade da Filosofia, identificando nas suas principais obras momentos e contextos, simultaneamente, com questões reflexivas comuns e outras formas de enfrentamento dessas questões. 

A palavra Filosofia vem do grego e em sua etimologia, aborda o significado sintético: philos ou philia que quer dizer amor ou amizade; e Sophia, que significa sabedoria; ou seja, literalmente significa amor ou amizade pela sabedoria. A palavra, nessa concepção que temos, surgiu com Tales de Mileto (aproximadamente em 595 a.C) e ganhou especial sentido com Pitágoras (aproximadamente em 463 a.C).

A Filosofia se distingue de outras vertentes do conhecimento como a mitologia grega e a religião pois por meio do pensamento racional procura explicar os fenômenos e as questões humanas. A origem da Filosofia como ciência ou mesmo como forma de estudo das inquietações humanas surge no século VI a.C, na Grécia antiga, país que é denominado de “o berço da Filosofia ocidental”.

Os primeiros pensadores, denominados filósofos, foram Tales, Pitágoras, Heráclito e Xenófanes que, na época, concentravam seus esforços para tentar responder racionalmente às questões da realidade humana.

Disponível em: < http://origem-da-filosofia.info/>. Acesso em: 09 maio 2016. 

  • Ensino Médio
  • Filosofia
  • Humanas
  • 1º Ano

Hamilton Queiroz

Emitec - Ensino Médio com Intermediação Tecnológica

2 de junho de 2016

Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND

0 comentário(s)