Publicado em 29 de dezembro de 2011 às 9:56 AM por Matemática
Documento/Experimento
icone arquivo
(2946) (135) (0)
Código de barras QR

CONTEÚDO(S): Geometria plana, classificação de figuras planas. OBJETIVO(S): Consolidar as propriedades de algumas figuras geométricas planas através de um experimento de dobraduras. Consulte o guia pedagógico! Esta atividade, composta de guia do professor e guia do aluno, propõe a construção de um Tangram através de dobraduras, desenvolve e consolida as propriedades de algumas figuras geométricas planas. O professor vai confeccionar juntamente com os alunos as suas peças, utilizando somente uma folha de papel quadrada e tesoura, trabalhando assim a coordenação motora e a arte ao mesmo tempo. Além disso, vários conceitos matemáticos podem ser abordados, como: Identificação, comparação e descrição de cada forma construída em cada etapa do processo, vinculam-se ainda, as classificações e representações de figuras planas, exploração e transformações geométricas através de decomposição e composição de figuras, suas propriedades, representação e resolução de problemas usando modelos geométricos, Noções de áreas e Frações. Esses conceitos, propõem aos alunos algumas habilidades que servem de pré-requisitos para outras áreas do saber, como: visualização em situações diversas, percepção e relação espacial, análise, síntese, desenhos , construção, criatividade e raciocínio lógico. RECOMENDAÇÕES: Não recomendamos usar mais de um recurso em uma mesma aula. Por exemplo, um vídeo ou áudio pode ser apresentado no início, meio ou fim de uma aula como parte da atividade associada ao conteúdo, enquanto que softwares e experimentos ocupam toda a extensão da aula (normalmente são planejados para ocupar uma aula dupla). É importante que os alunos tenham tempo para refletir o assunto, eventualmente debater em grupos, escrever um pequeno texto, resolver um problema adicional ou praticar através de exercícios

  • Ensino Fundamental Inicial
  • Ensino Fundamental Final
  • Ensino Médio
  • Matemática
  • 5º Ano
  • 6º Ano
  • 7º Ano
  • 8º Ano
  • 9º Ano
  • 1º Ano
  • 2º Ano
  • 3º Ano

Prof. Dietrich Schiel, Prof. Pedro Malagutti, Profª. Renata C. G. Meneguetti

Experimentoteca - CDCC - Centro de Divulgação Científica e Cultural da USP - Universidade de São Paulo

Outros

0 comentário(s)