Publicado em 29 de dezembro de 2011 às 9:12 AM por Matemática
Áudio
icone arquivo
(1803) (258) (0)
Código de barras QR
Denunciar Guia pedagógico
Incorporar

CONTEÚDO(S): História da matemática, história dos números, números, criação do número zero, base, sistema posicional e função zero. OBJETIVO(S): Reconhecer que a Matemática é uma criação humana em constante desenvolvimento, gerada a partir da necessidade de resolver problemas práticos. Consulte o Guia Pedagógico! O áudio História dos Números, do programa “Matemática ao Pé do Ouvido”, é um objeto de aprendizagem que apresenta situações que podem desencadear discussões sobre a História da Matemática, em particular sobre a história dos números e a criação do número zero, além de conceitos de base, do sistema posicional e da função do zero. A partir da audição do áudio, espera-se despertar no aluno a curiosidade para realizar pesquisas sobre os aspectos históricos que levaram a humanidade à criação dos diferentes conjuntos numéricos, além de proporcionar reflexões acerca de bases diferentes da decimal, em particular a base binária e suas aplicações na informática. Composto por 1 áudio sobre história dos números, divididos (por um intervalo) em dois blocos: O primeiro faz um resumo da história dos números e suas várias utilizações, com destaque para a história do número zero. O segunda traz perguntas para os professores. As entrevistas com a população sobre números no cotidiano, presentes na vida das pessoas, destaca tópicos do tema como algarismos, a utilização do ábaco e a criação dos símbolos, conceitos de sistema de numeração. Série Matemática ao Pé do Ouvido: Os áudios desta série são objetos de aprendizagem que apresentam situações narradas no formato de programa de auditório, no qual o professor de Matemática recebe visitantes que conversam sobre conteúdos matemáticos. O programa, que é realizado em uma escola, conta também com um aluno repórter que se desloca a diferentes locais e situações, entrevistando pessoas. RECOMENDAÇÕES: Não recomendamos usar mais de um recurso em uma mesma aula. Por exemplo, um vídeo ou áudio pode ser apresentado no início, meio ou fim de uma aula como parte da atividade associada ao conteúdo, enquanto que softwares e experimentos ocupam toda a extensão da aula (normalmente são planejados para ocupar uma aula dupla). É importante que os alunos tenham tempo para refletir o assunto, eventualmente debater em grupos, escrever um pequeno texto, resolver um problema adicional ou praticar através de exercícios.

  • Ensino Fundamental Final
  • Matemática
  • 6º Ano
  • 7º Ano
  • 8º Ano
  • 9º Ano

lizabete dos Santos , Emerson Rolkouski , Elizabeth Sanfelice , Eziquiel Menta , Juliana Gomes de Souza Dias , Aline Sentone e Juliana Gomes de Souza Dias

Webeduc - MEC

Atribuição CC BY

0 comentário(s)