Publicado em 28 de dezembro de 2011 às 2:58 PM por Matemática
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CONTEÚDO(S): Círculo trigonométrico, ângulos simétricos, seno, cosseno e tangente. OBJETIVO(S): Auxiliar no processo de ensino e aprendizagem de Trigonometria, permitindo um recurso interativo para a exploração do conteúdo do círculo trigonométrico. Fornece ferramentas para que o aluno possa identificar e diferenciar seno, cosseno e tangente, possa identificar os ângulos simétricos em relação aos eixos, suas relações com as funções seno e cosseno e identificar o comportamento do sinal das funções. Consulte o guia pedagógico! Este objeto de aprendizagem explora o tópico, focando principalmente as funções trigonométricas a partir da circunferência trigonométrica. Proporciona uma circunferência trigonométrica dinâmica através da qual o estudante possa explorar um ponto girando em torno desta e analisar a periodicidade das projeções do ponto no eixo das abscissas, no eixo nas ordenadas e no eixo tangente. Ao realizar a trajetória o estudante poderá explorar as projeções desse ponto no eixo das ordenadas (que representa o seno) , no eixo das abscissas (que representa o cosseno) e no eixo tangente (que representa a tangente). Para acompanhamento da sua execução, está disponível o Guia de Acompanhamento de Atividade, no qual o aluno registra sua evolução. Apresenta também, sugestões de leitura complementares sobre o assunto, com indicação de endereços eletrônicos. Para complementar o tema, apresenta sugestão de exploração de outros objetos de aprendizagem com link disponível no ambiente. (É necessário ter instalado no computador ’um navegador moderno’ o ‘Plugin FLASH 9.0+ e o ‘Plugin JAVA’ para visualizá-lo. Baixe-os em: http://get.adobe.com/br/flashplayer/ e http://www.java.com/pt_BR/download/). Ou o professor pode optar por executar o programa através do próprio site na internet ou fazer o “download” do programa para o computador. RECOMENDAÇÕES: Não recomendamos usar mais de um recurso em uma mesma aula. Por exemplo, um vídeo ou áudio pode ser apresentado no início, meio ou fim de uma aula como parte da atividade associada ao conteúdo, enquanto que softwares e experimentos ocupam toda a extensão da aula (normalmente são planejados para ocupar uma aula dupla). É importante que os alunos tenham tempo para refletir o assunto, eventualmente debater em grupos, escrever um pequeno texto, resolver um problema adicional ou praticar através de exercícios

  • Ensino Médio
  • Matemática
  • 1º Ano

UNICSUL - Universidade Cruzeiro do Sul - Projeto Condigital

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