Publicado em 28 de dezembro de 2011 às 2:19 PM por Matemática
Software Educacional
icone arquivo
(2113) (143) (0)
Código de barras QR

CONTEÚDO(S): Função: Conceito de domínio, imagem e gráfico de função. OBJETIVO(S): Estimular as conexões entre os aspectos algébrico, numérico, geométrico e verbal de uma função real; exercitar processos de modelagem matemática; exercitar os conceitos de domínio, imagem e gráfico de função. Consulte o guia pedagógico! O enunciado do problema é o seguinte: “Com 80 metros de cerca um fazendeiro deseja circundar uma região retangular junto a um rio para confinar alguns animais. O lado da região retangular junto a margem do rio não é cercado. Quanto deve ser x, a medida em metros da base da região retangular, para que a área cercada A seja a maior possível?”. REQUISITOS DE SOFTWARE: Navegador moderno (Internet Explorer 7.0+ ou Firefox 3.0+), Adobe Flash Player 9.0+ e máquina Java 1.5+. NÃO É NECESSÁRIO ESTÁ CONECTADOÀ INTERNET PARA UTILIZAR O SOFTWARE: Após fazer o download do arquivo zipado dê um duplo clique no mesmo e, em seguida, na pasta que aparecerá e/ou em ‘Acessar produtos.exe’ e em ‘Abrir produto’. Após abrir a página clique em “o software” e, pronto, é só usar! Mais informações clique no arquivo ‘como usar.txt’. A série Problemas de Otimização – Através do processo de modelagem matemática de vários problemas de otimização, esta série explora os conceitos de domínio, imagem e gráfico de função, estimulando as conexões entre os aspectos algébrico, numérico, geométrico e verbal de uma função real. RECOMENDAÇÕES: Não recomendamos usar mais de um recurso em uma mesma aula. Por exemplo, um vídeo ou áudio pode ser apresentado no início, meio ou fim de uma aula como parte da atividade associada ao conteúdo, enquanto que softwares e experimentos ocupam toda a extensão da aula (normalmente são planejados para ocupar uma aula dupla). É importante que os alunos tenham tempo para refletir o assunto, eventualmente debater em grupos, escrever um pequeno texto, resolver um problema adicional ou praticar através de exercícios

  • Ensino Fundamental Final
  • Ensino Médio
  • Matemática
  • 9º Ano
  • 1ª Série

Humberto José Bortolossi, Gilda de La Rocque Palis, Silvana Marini Rodrigues Lopes e Humberto José Bortolossi. Programação: Humberto José Bortolossi. Revisão: Ana Maria Martensen Roland Kaleff, Anne Michelle Dysman Gomes, Ca

UFF - Universidade Federal Fluminense e PUC-RJ

Outros

0 comentário(s)