Publicado em 28 de dezembro de 2011 às 1:33 PM por Matemática
Software Educacional
icone arquivo
(1790) (82) (0)
Código de barras QR

SOFTWARE - DURAÇÃO: Três aulas. CONTEÚDO: Geometria: simetria plana axial. OBJETIVOS: Desenvolver o conceito de simetria axial plana, investigando e reconhecendo formas simétricas em torno de um eixo em uma superfície plana e reconhecendo propriedades de uma transformação simétrica em torno de uma reta; concluir e sintetizar argumentações, tomando como base os conhecimentos criados a partir de jogos; demonstrar as principais propriedades da transformação simetria axial plana; utilizar argumentos geométricos para resolução de situações-problema; observar relações de interdisciplinaridade da Geometria com a Física e Biologia. Consulte o guia pedagógico! As atividades que se seguem pretendem levar o aluno a conhecer uma transformação geométrica muito familiar a todos nós, pois está presente no nosso cotidiano, mas de cujas propriedades nem sempre nos damos conta. Os jogos trazem algumas situações do cotidiano, relacionadas à Física e à Biologia, em que aparece essa intrigante transformação relacionada com a estranha palavra involução? Segundo o Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, involução quer dizer movimento regressivo, cujo antônimo é evolução. Compõe este objeto 5 atividades, relacionadas aos jogos, respectivamente: Jogo Eletrônico Queimada com Obstáculos; Jogo Queimada com Obstáculos sobre uma Folha de Papel; Reconhecendo as Propriedades Geométricas Envolvidas no Jogo Queimada com Obstáculos; Simetria e a Física: Determinando Eixos de Simetria e Observando Figuras Simétricas; Simetria e a Botânica: Verificando Eixos de Simetria em Folhas de Plantas. REQUISITOS DA ANIMAÇÃO: Internet, Navegador, Adobe flash player. RECOMENDAÇÕES: Não recomendamos usar mais de um recurso em uma mesma aula. Por exemplo, um vídeo ou áudio pode ser apresentado no início, meio ou fim de uma aula como parte da atividade associada ao conteúdo, enquanto que softwares e experimentos ocupam toda a extensão da aula (normalmente são planejados para ocupar uma aula dupla). É importante que os alunos tenham tempo para refletir o assunto, eventualmente debater em grupos, escrever um pequeno texto, resolver um problema adicional ou praticar através de exercícios.

Pre-Visualizar
  • Ensino Médio
  • Física
  • Biologia
  • Matemática
  • Ciências da natureza

Ana Maria Martensen Roland Kaleff & Outros

UFF - Universidade Federal Fluminense/RJ

NÃO

Domínio público

0 comentário(s)