Publicado em 28 de dezembro de 2011 às 12:38 PM por Matemática
Software Educacional
icone arquivo
(1768) (125) (0)
Código de barras QR

CONTEÚDO: Função: Conceito de domínio, imagem e gráfico de função. OBJETIVOS: Estimular as conexões entre os aspectos algébrico, numérico, geométrico e verbal de uma função real; exercitar processos de modelagem matemática; exercitar os conceitos de domínio, imagem e gráfico de função. Consulte o guia pedagógico! O enunciado do problema é o seguinte: “Considerando os retângulos de área igual a 3 metros quadrados, quanto deve ser x, a medida em metros da base do retângulo, para que o perímetro y do retângulo seja o menor possível?”. Da série Problemas de Otimização – Através do processo de modelagem matemática de vários problemas de otimização, esta série explora os conceitos de domínio, imagem e gráfico de função, estimulando as conexões entre os aspectos algébrico, numérico, geométrico e verbal de uma função real. REQUISITOS DO SOFTWARE: navegador (Firefox 2+ ou Internet Explorer 7+) com a linguagem Java (1.4+) instalada. Para abrir o software clique na pasta zipada e em seguida no arquivo ‘iniciar-diretamente.html’. RECOMENDAÇÕES: Não recomendamos usar mais de um recurso em uma mesma aula. Por exemplo, um vídeo ou áudio pode ser apresentado no início, meio ou fim de uma aula como parte da atividade associada ao conteúdo, enquanto que softwares e experimentos ocupam toda a extensão da aula (normalmente são planejados para ocupar uma aula dupla). É importante que os alunos tenham tempo para refletir o assunto, eventualmente debater em grupos, escrever um pequeno texto, resolver um problema adicional ou praticar através de exercícios.

  • Ensino Médio
  • Matemática
  • 1ª Série

Humberto José Bortolossi. Idealização: Gilda de La Rocque Palis, Silvana Marini Rodrigues Lopes e Humberto José Bortolossi. Programação: Humberto José Bortolossi. Revisão: Ana Maria Martensen Roland Kaleff, et al.

UFF - Universidade Federal Fluminense

Ampliação de fonte

Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual CC BY-NC-SA

0 comentário(s)