Publicado em 8 de julho de 2011 às 10:34 AM por Matemática
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CONTEÚDOS: Diversos conteúdos do Ensino Fundamental (ver lista abaixo). OBJETIVOS: Ajudar o professor nos vários campos da matemática; Possibilitar que o professor amplie sua visão e insira os conteúdos matemáticos num contexto amplo e interdisciplinar, de modo que possam ser utilizados para desenvolver atividades interessantes junto aos estudantes explorando novas perspectivas e permitindo um outro olhar. O livro trás uma COLETÂNEA DE ARTIGOS extraídos da Revista do Professor de Matemática (RPM) – uma publicação da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com apoio da Universidade de São Paulo. Os textos escolhidos estão distribuídos nos três primeiros volumes da coleção, e abordam conteúdos curriculares da 5a à 8a série do ensino fundamental. Aqui no Ambiente você também encontra os demais volumes da coleção. Esse volume 1, traz: (CAPÍTULO 1): A Matemática e o caipira (LUIZ MÁRCIO IMENES E JOSÉ JAKUBOVIC); A Geometria das chapas perfuradas (LUIZ MÁRCIO IMENES); Origami e geometria (JOSÉ DE OLIVEIRA SIQUEIRA); 3pr, 2pr ou 4pr? (LUIZ MÁRCIO IMENES); Por que o parafuso é sextavado? (LUIZ MÁRCIO IMENES E JOSÉ JAKUBOVIC); Um problema: resolução & exploração (LILIAN NASSER); A Geometria e as distâncias astronômicas na Grécia Antiga (GERALDO ÁVILA); Lado romântico da Geometria (HIDEO KUMAYAMA); Você sabe ler seu relógio de Luz? (ERNESTO ROSA NETO); Como é feita sua conta de luz e água (HIDEO KUMAYAMA); Atividade ludo-pedagógica (MOZART CAVAZZA PINTO COELHO); Nem só Álgebra, nem só Aritmética (VIRGOLINA M. VIOTTO). (CAPÍTULO 2 - NÚMEROS): Assunto de aula “adição de números relativos”; O problema dos quatros “quatros”; Como e quando os alunos utilizam o conceito de proporcionalidade (LÚCIA A. DE A. TINOCO); Regra de três composta; Uso inteligente da calculadora (HIDEO KUMAYAMA); Algarismos romanos. Uma aula diferente (MÁRCIA DE OLIVEIRA REBELLO E ROSÂNGELA TORTORA); Mágicas – Adivinhação; De ouvido (ALEXANDRE KLEIS); O adivinho indiscreto (CAPÍTULO 3 - NÚMEROS): Polígonos de palitos de sorvete (LUIZ MÁRCIO P. IMENES); Uma interpretação geométrica do MMC (MÁRIO LÚCIO CARDOSO e OTÂNIO ALVES GONÇALVES); Como obter o MDC e o MMC sem fazer contas? (MARCELO POLEZZI); Raiz quadrada sem contas ou calculadora (JOSÉ LUIZ PASTORE MELLO); Nomogramas (calculadoras de papel) (MARCELO ESCUDEIRO HERNANDES); Artesanato e Matemática (LUIZ MÁRCIO IMENES); Caleidociclos (INGO VALTER SCHREINER); Resolvendo fisicamente (ANA CATARINA P. HELLMEISTER e MARIA ELISA E. L. GALVÃO); Varetas, canudos, arestas e ... Sólidos geométricos (ANA MARIA KALEFF E DULCE MONTEIRO REI); O problema dos cinco discos: sorte ou sabedoria? (MA-TO FU E ROBERTO ELIAS); Uma lenda: Torre de Hanoi (RENATE WATANABE); Em que dia da semana foi proclamada a independência do Brasil? (PAULO SÉRGIO ARGOLO GONÇALVES); Dominós (ALEXANDRE KLEIS); O jogo dos quadrinhos (HELDER DE CARVALHO MATOS); O jogo do Nim – um problema de divisão? (CARLOS ALBERTO V. DE MELO); A teoria matemática do jogo do Nim (INÊS FREIRE REGUENET & MACIA KASSATZ DE BARRÊDO); Resta um, reta zero, e a operação Nim (CARLOS ALGUSTO ISNARD); O jogo de Euclides (JOÃO BOSCO PITOMBEIRA); Jogo de Sperner (JAIME PANIACHIK); Probleminhas da seção problemas, Respostas dos probleminhas.

  • Ensino Fundamental Final
  • Matemática
  • 5º Ano
  • 6º Ano
  • 7º Ano
  • 8º Ano
  • 9º Ano

Ana Catarina P. Hellmeister e Déborah M. Raphael

MEC - Ministério da Educação - Secretaria de Educação Básica

Sem Recursos Adicionais

1 de janeiro de 2004

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